Barrinhas de Cereais Caseira

21.05.2017

 

Por mais que a gente tente fazer da vida algo bem simples, uma coisa não dá pra negar: vida hoje em dia é bem corrida e agitada. A maioria das pessoas que conheço trabalha, estuda, tem que cuidar da casa, dos filhos, dos bichinhos de estimação e ainda tem que arrumar um tempinho na agenda corrida para se exercitar! São tantas atividades durante a semana que mal sobra tempo para nos atentarmos às nossas necessidades físicas, mentais e emocionais. Raramente paramos e nos atentamos aos pedidos e avisos feitos por nosso corpo. E uma das primeiras coisas que nos descuidamos quando vivemos nesse clima corrido, é a alimentação. Buscamos cada vez mais alimentos práticos, rápidos e industrializados e pagamos um preço caro por isso. E não me refiro só aos preços dos alimentos, que cá entre nós são bem altos, mas me refiro à quantidade de conservantes, corantes, açucares e sódio que consumimos sem perceber. E até mesmo aqueles alimentos considerados saudáveis, como as barrinhas de cereais, são cheio de elementos que fazem mal para saúde. Como resultado, ingerimos alimentos pobres em nutrientes e com calorias vazias. A maior consequência disso é que vamos adoecendo sem nos dar conta e deixamos de cuidar dos bens mais preciosos que temos: nosso corpo e nosso bem-estar. 

 

A receita de hoje vem como uma alternativa a esses alimentos ditos 'práticos e saudáveis' que comemos sempre que, entre a correria do dia-a-dia, e essa receita além de ter proteínas, carboidratos saudáveis e ser livre de açucares, tem muitas fibras, vitaminas e magnésio. E não tem desculpa que não tem tempo de fazer porque são só 10 minutos para preparar e mais 15 minutos no forno!

 

 

INGREDIENTES

2 bananas maduras 

1/4 de xícara de chá de aveia em grãos grossos

1/3 de xícara de flocos de arroz

10 castanhas de caju quebradas em pedaços grandes 

1 col. de sopa de chia 

1 col. de sopa de linhaça 

4 col. de sopa de granola 

1 col. de sopa de melado

2. col. de sopa de coco ralado sem açúcar 

1 col. de chá de canela 

 

MODO DE PREPARO 

Amasse com um garfo as bananas e depois vá adicionando os ingredientes até formar uma massa bem úmida. Coloque essa massa em uma forma untada ou com papel manteiga, amasse bem a massa na forma! Depois leve ao forno a 180º por cerca de 15 minutos. Retire do forno e aguarde esfriar, depois corte no tamanho de barrinhas e está pronto! Rende 5 barrinhas.

 

A base da barrinha é a banana e a aveia, os outro ingredientes são os que geralmente escolho para as minhas barrinhas, mas são totalmente opcionais. O que eu sugiro é que você vá experimentando e tentando criar sua própria receita com o que você mais gosta. Mas de preferência coloque um tipo de oleaginosas para ter proteínas, gorduras boas e crocância! Se você for vegano, não precisa do mel, pode usar o melado ou não usar nenhum tipo de açúcar. Uma dica é provar um pouquinho da banana antes de amassar para ver se tem necessidade de acrescentar algum tipo de açúcar natural e se sim, qual a quantidade. E lembre-se: quanto mais madura a banana mais docinha. 

 

Espero que façam e gostem! E lembrem-se, caso testarem essa receita, coloca no instagram com a #naturalsimples pra eu ver como ficou.

 

 

Share on Facebook
Please reload

Search By Tags
Recent Posts

October 17, 2018

Please reload

APPETIZING
ADVENTURES
-
COOKBOOK

© 2023 by APPETIZING ADVENTURES. Proudly created with Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon