© 2023 by APPETIZING ADVENTURES. Proudly created with Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Bolinhas de Amendoim

28.05.2017

 

 

Eu sempre fui apaixonada por doces, docinhos e afins. Eu vendi brigadeiros por muito tempo na faculdade e sempre achei delicioso. Só que há alguns anos, comecei a ter muitas enxaquecas e quando fui ao médico, ele falou que um dos motivos desencadeadores da enxaqueca é o chocolate. A partir daí comecei a ouvir mais meu corpo e prestar mais atenção no que eu comia. Fiquei mais ou menos um mês sem comer chocolate, mas as dores de cabeça continuavam e percebi que ocorriam sempre que eu comia algum doce mais forte, com mais concentração de açúcar. Então fique mais um tempo sem comer nenhum tipo de doce que levasse açúcar refinado e industrializado. Foi durante esse mês que fui criando várias receitas que poderiam servir como alternativa pra minha fome de doces e que não prejudicasse minha saúde. Terminado esse um mês, o primeiro doce que eu comi me uma dor de cabeça instantânea e depois disso fui só me afastando dos doces e criando novas alternativas à eles. Fiz algumas pesquisas sobre o assunto e descobri como o açúcar pode ser nocivo à saúde e extremamente viciante. Um dos sinais que o corpo emite para mostrar que açúcar não é um alimento adequado é a dor de cabeça. O problema é que somos tão expostos ao açúcar (até alguns alimentos salgados possuem açúcar refinado!) que paramos de responder a esse sinal enviado pelo corpo e o corpo desiste de mandá-lo. Isso acontece em outras situações, como alergia ao glúten e à lactose, por exemplo! E é por isso que é muito importante conhecermos nosso corpo e buscarmos sempre ouvi-lo, para evitar que ele se sobrecarregue ou se acostume a alimentos e situações nocivas a ele. 

 

Esse docinho de amendoim não leva açúcar refinado e tem bastante proteína e antioxidantes que vêm do amendoim. Além disso, ele é vegano, não tendo nenhum sofrimento animal. Muito amor, né? Antes de começar a receita, é bom lembrar que o nosso paladar e o nosso corpo se acostumam aos tipos de alimento que damos a ele. Se você é acostumado a comer doces com muita frequência, é bem que capaz que vá exagerar no melado ou agave. O ideal é irmos acostumando nosso paladar a sabores suaves e mais saudáveis o possível.

 

INGREDIENTES 

1 xícara de pasta de amendoim 

1/2 xícara tâmaras 

Melado ou agave caso necessário.

 

MODO DE PREPARO

Primeiro, coloque as tâmaras de molho em água morna 12 horas antes do preparo da receita. Depois, bata a pasta de amendoim no processador com as tâmaras (é preciso escorrer a água antes), você vai perceber que os ingredientes vão virando uma farofinha. Quando a receita estiver no ponto abaixo, é só parar de bater, provar e ver se está bom de doce.

Se pra você tiver ok, é só enrolar a farofinha (sim gente, dá liga pra enrolar!) e colocar na geladeira por cerca de uma hora. Se pra você tiver sem doce, volte a bater e acrescente o agave ou melado ou qualquer outro adoçante líquido natural. Não dá pra colocar açúcar mascavo ou açúcar de coco porque perde a liga para enrolar. 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Search By Tags
Recent Posts

October 17, 2018

Please reload

APPETIZING
ADVENTURES
-
COOKBOOK