© 2023 by APPETIZING ADVENTURES. Proudly created with Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Curry indiano de abóbora

29.07.2017

 O Curry é um prato tipicamente indiano que é uma espécie de ensopado de legumes bem cremosinho e com temperos tradicionais da Índia. Curry também é o nome dado a uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária indiana que consiste em pó seco de folhas de árvore-de-caril, açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela, por isso é legal que esse ensopado indiano tenha uma boa mistura de temperos e de sabores, pois acredito que esse nome não seja só coincidência.

De qualquer forma, o Curry enquanto prato pode ser qualquer receita ensopada ou 'guisado' e não existe uma fórmula exata pra fazê-lo. No Brasil, as receitas mais comuns levam legumes e frango. Porém, já que na Índia boa parte da população não come carne, acho que a versão vegana é a mais tradicional por lá. O legal do Curry é que você pode colocar sua intuição e sua vontade pra trabalhar, colocando os ingredientes que mais te agradam - ou aqueles que sobraram na geladeira mesmo - criando sua própria mistura! Na minha opinião, pra ser Curry o prato tem que ser ensopado, ou seja, ter um caldinho cremoso, ter pelo menos dois legumes e algum tipo de leguminosa. Mas além de eu não ser indiana e nunca ter ido lá na Índia, não existem regras na cozinha. Então, façam como preferir, inventem, testem até chegarem na sua própria receita! Aqui vou passar a receita que eu faço, que tem como base a abóbora e por isso fica bem laranjinha e cremoso. 

 

INGREDIENTES 

1 col de sopa de azeite

1 cebola inteira grande picada 

2 dentes de alho picados

1 pedaço de gengibre equivalente a 1 cm

1 col de sobremesa de páprica doce

1/2 col de chá de páprica picante

Sal, coentro, cominho, noz-moscada e pimenta do reino a gosto 

2 tomates picados em cubos

1/2 xícara de lentilha crua (ela deve ter ficado previamente de molho por pelo menos oito horas)

1/2 abóbora picada em cubos grandes

1 inhame picados em cubos

2 abobrinhas pequenas ou 1 abobrinha grande picadas em cubos

1/4 de pimentão picado em cubinhos (eu não curto muito pimentão, mas fica no gosto de vocês)

2 col de sopa de massa de tomate

1 col de sopa de amido de milho

Salsinha para decorar e dar sabor 

 

MODO DE PREPARO

Coloque o azeite em uma panela grande seguido de todos os temperos na ordem em que eles aparecem na lista de ingredientes. Vá mexendo até a cebola e o olho ficarem dourados. Depois, adicione os tomates, coloque um pouco de sal e mexa até que eles comecem a desmanchar. Em seguida adicione a lentilha e refogue, mexa por cerca de dois minutos e adicione a abóbora, refogando também por dois minutos. Depois vá adicionando os outros legumes também na ordem que eles aparecem na lista de ingredientes. Eu coloquei o pimentão um pouco antes de acabar de cozinhar, porque prefiro ele mais cru, mas vai do gosto de cada um. Quando todos os legumes estiverem na panela cubra-os com água, abaixe o fogo e tampe. Não é necessário ficar mexendo, mas sempre confira se a água está secando e se os legumes estão cozidos. Se necessário adicione água. Quando os legumes e a lentilha estiverem cozidos e formarem um caldo mais grosso, adicione a massa de tomate e em um recipiente separado misture o amido de milho com duas colheres de sopa de água, adicionando em seguida à panela. Por fim, confira o sal e os temperos, desligue o fogo e adicione a salsinha. 

 

Esse prato além de muito simples e versátil, é muito completo. Vale por uma refeição e é muito reconfortante nos dias frios. É uma opção vegana com muitos nutrientes e proteínas, que todo mundo gosta e que aqueles chatos que perguntam 'e as proteínas?' nem percebem que é vegano. Eu geralmente faço no inverno ou quando sobram alguns legumes na geladeira. Já fiz ele com berinjela, batata inglesa, batata baroa, grão-de-bico, feijão braco, ervilha e até já coloquei espinafre no final pra dar um sabor! Ele pode ser servido com pão sírio, como na foto, chapati, arroz ou quinoa, fica delícia.

Se curtiu a receita aperta o coraçãozinho aqui no final do lado direito da tela e compartilha com os amigos, com a família ou com o mozão. Se fizer a receita posta lá no instagram e marca o @naturalsimples pra eu ver como ficou!

Share on Facebook
Please reload

Search By Tags
Recent Posts

October 17, 2018

Please reload

APPETIZING
ADVENTURES
-
COOKBOOK