© 2023 by APPETIZING ADVENTURES. Proudly created with Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Amor próprio

05.12.2017

 

Nós mulheres somos criadas sob padrões muito rígidos de comportamento e beleza. Aprendemos logo cedo como devemos agir, falar, nos portar e como nosso corpo deve ser. No que diz respeito a nossa aparência, somos bombardeadas com imagens de corpos que nos impõe diariamente como deve ser o corpo feminino, que acaba com a nossa autoestima e nos faz buscar um modelo que parece nunca ser alcançado. É tão raro encontrar uma mulher satisfeita com o próprio corpo e com uma autoestima saudável que às vezes me sinto desesperançosa. Até aquelas mulheres que se aproximam do padrão se sentem insatisfeitas e tristes com a própria aparência.

Acontece que esses padrões são frutos de uma industria e de uma sociedade patriarcal que lucra, vende e se sustenta na insegurança feminina. São padrões impostos, não condizentes com a realidade e que podem ser ignorados e, com bastante esforço, eliminados. E pensando nisso, criei esse post, que busca fortalecer diariamente nossa autoestima e transformar a forma como nós mulheres nos vemos e nos sentimos em relação a nós mesmas. Somos mais do que um corpo, temos muito mais qualidades do que sermos magras e sensuais. Somos diversas, únicas e devemos e queremos, ser reconhecidas em nossas particularidades e não tentar incessantemente nos encaixar em um modelo impossível de corpo, beleza e comportamento. Numa sociedade como essa, AMAR A SI É RESISTÊNCIA. 

Então chega de conversa e vamos às 30 tarefas diárias que montei que buscam fortalecer nossa autoimagem e abastecer nossa autoestima física e psicológica. Para fazer essas tarefas, também utilizei o plano de fundo astral para otimizar as ações diárias. Faça quando quiser e quantas vezes quiser e lembre-se: você é maravilhosa!

 

DIA 1 

Elogie três coisas que você fez hoje, ainda que pareçam simples

DIA 2

Tire 10 minutos antes de dormir para alongar o corpo e auto massagear as partes do corpo que ficam mais tensas no fim do dia - pescoço, ombros, espaço entre as sobrancelhas, pés e etc. Fazendo isso você entra em contato com seu próprio corpo, tira a tensão dos músculos, dorme mais relaxada e descansa mais

Cuidar do corpo e dar o descanso que ele precisa também é amor próprio. 

DIA 3 

Tire 30 minutos do seu dia para passar com você mesma

Fique com você, faça o que você tem vontade, conecte-se consigo mesma.

DIA 4

Tire um tempo para se olhar no espelho com carinho e escolha três características físicas que você aprecia no seu corpo

DIA 5

Faça um balanço da sua semana

Em que momentos você se amou, foi gentil com você mesma, respeitou seu próprio tempo e o que ainda precisa melhorar? Se puder, coloque tudo no papel para visualizar melhor. 

DIA 6

Descanse, reponha seu sono, durma por no mínimo oito horas essa noite

Dê tempo ao seu corpo.

DIA 7

Faça uma limpa na sua rede social.

Sabe aqueles perfis que você segue e que te fazem meio mal? Pessoas ricas, com vidas perfeitas e padrões de beleza tão distantes do seu que te faz sentir mal quando você vê uma foto delas no feed? Que tal deixar de seguir esses perfis e começar a seguir pessoas que te representam, que se aproximam da sua vida, dos seus problemas, da sua aparência e da sua realidade? Acredite, isso faz um bem danado. Seguindo esses perfis, nos acostumamos a ver corpos como os nossos, ficamos habituadas à diversidade e passamos a considerar outros padrões.

DIA 8

O que te torna especial? 

Toda pessoa é única e especial. Todos nós temos algo bonito, próprio e singular. É algo que ninguém mais tem e que nos faz ser quem somos. Basta procurar um pouquinho pra achar.  Tire um momento hoje para pensar nisso.

DIA 9

Do que seu 'eu jovem' se orgulharia, se visse você hoje? 

Tente pensar em coisas que você faz hoje ou em características que você tem que orgulhariam sua adolescente ou criança. 

DIA 10

Já disse 'Eu me amo" hoje?

Pode parecer bobeira, mas falar que se ama é algo realmente empoderador. No início pode parecer difícil e até meio forçado, pois não somos acostumadas a dizer isso. Depois de algumas vezes as mudanças internas começam a acontecer. Só por hoje, tente repetir 'Eu me amo' algumas vezes.

DIA 11

Faça uma lista de coisas que você faz realmente bem

DIA 12

Planeje sua semana

Tente fazer um planejamento para essa semana. Coloque suas principais obrigações e objetivos, estabeleça metas e tarefas. Planejar e anotar o que tem que ser feito ajuda a limpar a mente e a diminuir a ansiedade por uma nova semana. Coloque tarefas simples e metas realizáveis e à medida que se faz o que é proposto, a autoestima vai melhorando também.

DIA 13

Tente algo novo hoje.

Sabe aquilo que você quer fazer há um tempão, mas não começa por insegurança, medo ou falta de amor próprio? Tente começar isso hoje! Se não conseguir tente se movimentar para começar o mais rápido possível. Não deixe o medo e a insegurança te impedir de tentar!

DIA 14

Respire

Se algum problema, medo, tensão, ansiedade, sentimento ou fato ruim vier até você hoje, só respire. Sinta o ar entrando e saindo dos pulmões e veja como parar por um momento pode ser extremamente benéfico e relaxante.

DIA 15

Ouça e respeite seu corpo

No dia de hoje tente perceber e respeitar os sinais que seu corpo te dá. Somos acostumados a ter hora pra tudo, o que acaba fazendo com que a gente ignore os sinais e o ritmo do nosso próprio corpo. Então só hoje faça o que ele te pede: se sentir fome, coma, se sentir sono, durma, se tiver com dor, tende entender o que seu corpo quer lhe dizer. Entre em contato com você mesma, se descubra.

DIA 16

Que hábitos tóxicos você precisa deixar de lado? Tire o dia para tentar abandonar aquilo que não te faz bem no momento.

DIA 17

Não se compare!

Tente, só por hoje, não se comparar com ninguém.

Você é única, especial, tem seu próprio jeito, ritmo. Você é maravilhosa!

DIA 18

Elogie alguém de forma inesperada e sincera

O amor é transmitido e recebido por uma mesma via. Logo, quando você dá amor, você fortalece essa via e também recebe amor em troca.

DIA 19

Relaxa e entrega

As vezes temos situações na vida em que simplesmente não podemos fazer nada. Nesses casos, o melhor a fazer é soltar, deixar ir, relaxar e entregar. Tente fazer isso hoje com as situações difíceis que aparecerem.

DIA 20

Dê o seu melhor

Só por hoje, dê o seu melhor em tudo o que fizer. Dar o seu melhor é não dar nada a menos do que você é capaz e nem nada a mais. Dar o seu melhor é simplesmente fazer o que você dá conta, com amor carinho e dedicação, sem esforço extra ou sobrecarga. Nada a mais, nada a menos, só o possível.

DIA 21

O que te faz sentir bem e feliz?

Faça um levantamento de tudo aquilo que te faz bem e feliz. Veja se essas coisas são frequentes em sua vida e se não forem, busque incorporá-las à sua rotina. Você merece ter momentos bons e se sentir bem todos os dias!

DIA 22

Escreva cinco coisas pelas quais você é grata em sua vida

DIA 23

Veja o lado positivo das coisas

Só por hoje tente não falar palavras negativas, não reclamar. Faça um esforço consciente e toda vez que se perceber falando algo negativo, vendo o lado ruim das coisas ou reclamando, pare imediatamente e fale algo positivo em substituição. 

DIA 24

Desapegue-se de coisas que você não precisa

Tente fazer uma limpa em sua casa e desapegar de pelo menos três coisas que você não precisa/não usa mais.

DIA 25

Fique perto das pessoas que você ama

DIA 26

Diga algo positivo para você mesma

Escreva uma carta, grave um áudio ou mande um e-mail pra você mesma se elogiando e falando como você é especial Seja criativa e não esqueça de nenhum atributo. Fale bem de sua personalidade, do seu corpo, das coisas que você faz, lembre de tudo que você gosta em você!

DIA 27

Aceite e acolha seus sentimentos

Só por hoje, tente observar seus sentimentos. Perceba o que você sente e independente de ser algo bom ou ruim só acolha o sentimento e observe suas sensações. Você é um ser humano e tem todo direito de se sentir triste, com raiva, nervosa, alegre, frustrada.

DIA 28

Saia de de casa 

Tire um tempo hoje para sair de casa, tomar um Sol, fazer uma caminhada tranquila e entrar em contato com outras pessoas ou com a natureza. Faça o que te dá prazer ao ar livre. 

DIA 29 

Divirta-se 

Tire o dia para fazer pelo menos alguma coisa para se divertir. Sorria e tente se distrair, você merece momentos de descontração.

DIA 30

Faça um levantamento de como você se sente

Como você se sente depois desses 30 dias de amor próprio? O que mudou em você e o que ainda pode/precisa melhorar para que você se ame ainda mais? Faça um levantamento interno de como foi o processo e como está o seu amor próprio.

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Search By Tags
Recent Posts

October 17, 2018

Please reload

APPETIZING
ADVENTURES
-
COOKBOOK