Sobremesas Natalinas

24.12.2017

 

Sobremesa é uma parte vital da Ceia de Natal e por isso não podia deixar de dividir com vocês receitinhas veganas de sobremesas, já que a maioria das sobremesas - pelo menos aqui em Minas - levam leite e/ou ovos! As duas receitas deste post são bem práticas e rápidas, não são tãããão saudáveis, porque é sobremesa e realmente foquei em ser algo gostoso e natalino. Então vamos às receitas?

 

1. Torta de Tâmaras 

A primeira receita é uma tortinha feita com caramelos de tâmaras e chocolate meio amargo. Pra fazer a base dela eu fiz duas tentativas, a primeira eu fiz com 1 xícara de farinha de coco misturada com a calda de 1/2 xícara de açúcar demerara derretida. Misturei tudo, coloquei em uma forma sem fundo e levei ao forno por 10 minutinhos pra assar. Ficou mais saudável, mas eu não gostei tanto, achei que a farinha de coco tem um gosto muito forte e achei a textura meio esfarelenta, mas fica aí a dica se você quiser tentar uma opção mais saudável. Pra receita que vou passar pra vocês, eu usei para base biscoito maisena integral triturado, a maioria deles são veganos, mas é bom conferir qual marca comprar. Também usei creme vegetal, que não é nada saudável, mas dá um gostinho que me agrada muito e um pouquinho de leite de soja. Mas caso não queira usar creme vegetal, pode usar óleo de coco mais durinho que também dá certo, mas fica com um gostinho de coco mais forte. Fique à vontade para testar! Essa receita fez uma torta pequena, então se quiser uma grandona, pode triplicar a receita. 

 

Ingredientes

Para base

  • 1 pacote de biscoito maisena integral

  • 1/2 xícara de creme vegetal (pode ser que seja preciso um pouco mais ou um pouco menos)

  • 1 colher de sopa de leite de soja

Para o receio

  • 12 tâmaras jumbo (tem que ser jumbo, tá? Com a outra não dá muito certo)

  • Duas colheres de sopa de leite de soja

  • Canela em pó *opcional

Cobertura

  • 200 g de chocolate meio amargo (confere se é vagano, tá??)

Modo de Preparo

Primeiro corte seu chocolate em lascas e leve à banho maria. Enquanto isso, triture os biscoitos até virar uma farofa, adicione o leite de soja e vá adicionando aos poucos o creme vegetal até formar uma massinha mais ou menos homogênea. Coloque essa massa em uma forma de fundo falso previamente untada e leve ao forno a 180 graus por 10 minutos ou até ficar assada. Enquanto isso, bata as tâmaras com o leite vegetal e a canela em um processador até virar uma massa homogênea e sem pedaços de tâmara. Pode ser necessário parar algumas vezes para retirar as tâmaras das bordas do processador. Retire a base do forno, espere esfriar e coloque o caramelo de tâmaras por cima. Depois é só colocar o chocolate derretido sobre o caramelo e levar para a geladeira por no mínimo três horas. Eu enfeitei com frutas vermelhas e flores (as da foto não são comestíveis, mas você pode usar flores comestíveis) para ficar com uma cara mais festiva. Aí é só servir! 

 

2. Doce de maçã em caldas 

Essa receita é muito maravilhosa e prática e foi minha sogrinha que me ensinou. Coincidentemente, a minha avó também fazia essa receita e como minha sogra já é vó, esse definitivamente é um doce de vó. Essa receita pode pode ser feita com pêssego também, fica parecido com pêssego em calda. Ela acompanha super bem sorvete e jogar umas nozes ou castanhas trituradas por cima fica sucesso também.

 

Ingredientes

  • 4 maçãs picadas em meia lua e descascadas 

  • 1 xícara de açúcar demerara 

  • 1/4 de xícara de água 

  • Cravo e canela em pau à gosto

Modo de fazer 

Coloque as maçãs picadas em uma panela de pressão e jogue a água e o açúcar por cima. Feche a panela e leve à fogo baixo. Quando começar a pegar pressão conte QUATRO minutos, é quatro minutos meeesmo, e desligue. Se passar queima e se não ficar os quatro minutos, pode ficar crua a maçã. Aí você deixa o doce bem quietinho por umas quatro horas. Depois é só abrir e servir. Eu gosto dele gelado, então sirvo gelado, mas se preferir temperatura ambiente, fica bom também. Só que pra manter ele por mais de um dia, ele deve ser guardado na geladeira.

Share on Facebook
Please reload

Search By Tags
Recent Posts

October 17, 2018

Please reload

APPETIZING
ADVENTURES
-
COOKBOOK

© 2023 by APPETIZING ADVENTURES. Proudly created with Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon