© 2023 by APPETIZING ADVENTURES. Proudly created with Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Duas receitas para a Páscoa

30.03.2018

Hoje é Quinta-feira Santa e apesar de não ser oficialmente feriado, aqui nós já declaramos o início da comilança e do descanso de feridão emendado. É Páscoa, uma data religiosa-capitalista que tem muito significados. Claro que hoje tudo se resume à coelho e chocolate, mas a Páscoa é mais. Apesar de não ser católica, acho que podemos aprender lições de todas as religiões se a gente buscar compreender o que tem por de trás de qualquer rito pomposo. No caso da Páscoa, acho que podemos falar de renascimento, recomeços e de novas possibilidades. Se fizermos um link com a Astrologia - aliás, o post do ano novo astrológico já já sai - a Páscoa é próxima ao ano novo astral, o que realmente nos remete a recomeço, a reconsideração daquilo que já foi feito até o momento, de mudanças, de busca por novas oportunidades e novas formas de fazer as coisas. Enfim, é algo que procuro pensar nessas datas. Mas não viemos aqui falar disso e sim de comidinhas! Afinal, Páscoa foi super relacionado com venda de chocolates e bacalhau, o que acredito que é o grande problema das datas religiosas: tudo vira necessidade de compra. Porém, estamos aqui pra ir contra a exploração animal, a lógica capitalista louca e somos seres independentes que fazemos nossos próprios chocolates e não matamos bichos pra fazer refeições em família. E porque não, nessa Páscoa, ao invés de comprar um ovo e contribuir pra essa lógica super sem noção, fazer o seu próprio ovo? Chame a família pra ir pra cozinha, crie e enfeite ele da maneira que preferir e use a data para promover a união e não pra comprar e comprar sem parar!

Dito tuuudo isso, as duas sugestões de receitas de Páscoa para esse ano são bem fáceis. O ovo é mais trabalhoso e complicadinho, mas fica bem delícia, vale a pena! Batatalhoada pro almoço de Páscoa e Ovo da Páscoa de Colher e Vegano - claro!- pra sobremesa. São receitas fáceis, gostosas, com ingredientes super adaptáveis ao que você tem em casa. 

 

BATATALHOADA

Ingredientes

5 babatas médias cortadas em rodelas

2 tomates picados em cubos

100 g de champignon em conserva

100g de azeitona verde 

1 cebola grande picada em rodelas

3 dentes de alho amassados

Ramos de cebolinha e salsinha 

Sal e temperos a gosto (usei noz moscada)

Modo de Fazer

Cozinhe as batatas na água com sal até elas ficarem cozidas, mas ainda durinhas. Escorra e reserve. Em outra panela, refogue 3/4 da cebola, dois dentes de alho até dourar, acrescente o tomate, jogue um pouco de sal. Deixe que o tomate solte um pouco de molho e vá mexendo, se necessário pode jogar uns pingos de água. Acrescente a azeitona e metade do champignon.  Depois é só acrescentar as batatas, a salsinha e a cebolinha, misturar tudo e passar pra sua vasilha chique. Aí quando for servir o truque é refogar o resto do alho e da cebola, mas pra dar uma caramelizada mesmo, acrescentar o resto do champignon e deixar ele dar uma 'fritada', pode jogar um pouquinho de sal pra dar mais sabor. E você joga essa mistura em cima da batatalhoada, fica bonito e dá um charme no sabor.  Uma coisa que deve ficar muito gostosa e dar um toque de bacalhoada, mas que o orçamento da jovem adulta aqui não permitiu, é alcaparras. Deve ficar sucesso. Ficarei aqui sonhando, se você fizer com elas, me conta como ficou! haha

 

OVO DA PÁSCOA VEGANO DE COLHER COM RECHEIO DE DOCE DE LEITE, GANACHE E MORANGOS

Pessoal, confesso que não amo fazer ovo da Páscoa, mas toda Páscoa muitas pessoas pedem essa receita, então sempre me empenho pra desenvolver algo gostoso e legal. Esse ano, não tive tanto tempo pra pensar em algo. Por isso a receita ficou MUITO gostosa, mas não exatamente como eu queria, ficou um pouquinho mais mole. Claro que o ponto do recheio vai de gosto, mas queria que ficasse mais durinho, mas o tempo não permitiu repetir muitas vezes a receita. Tomara que ano que vem consiga chegar na receita que quero, mas espero muito que vocês gostem dessa porque ela foi feita com muito empenho e carinho, lembrando que é DE COLHER, então acho tudo bem ser molinho, né? hihi

Para a receita, a primeira coisa que você precisa fazer no ovo (um dia antes de servir) é doce de leite vegano, porque ele precisa de mais de um dia para ficar pronto.

 

Ingrediente doce de leite

1 litro de leite de soja

400g de açúcar demerara 

1 pitada de bicarbonato 

Essência de baunilha 

 

Modo de fazer

Em uma panela coloque o leite de soja e o açúcar. Vá mexendo por cerca de 45 minutos sem parar (sim! essa parte dá trabalho, mas eu fui vendo vídeos no Youtube e passou rapidinho. Você pode ir revesando com a família também hehe), quando ele tiver reduzido (ele não fica em textura de doce de leite ainda, tá?) você acrescenta a pitadinha de bicarbonato, vai dar uma borbulhada mesmo!, e mexe por mais dois minutinhos e desliga. Aí você vai colocar essa mistura direto no liquidificador e bate por quinze minutos, parando um pouquinho de vez em quando pra não queimar seu liquidificador. Quando terminar, coloque em uma vasilha com tampa e leve na geladeira por 24 horas. No outro dia, você leva ele à panela em fogo baixo com gotas de essência de baunilha e vai mexendo como se fosse um brigadeiro. Ele fica mais mole um pouco, mas o ponto vai ser semelhante e ficar desgrudando do fundo da panela. Quando começar a ficar assim, continue mexendo por mais cinco minutinhos pra reduzir ainda mais. E quando terminar, espere esfriar e leve à geladeira por no mínimo cinco horas, a textura deve ficar como da foto abaixo.

Ingredientes para a base do ovo

500g de chocolate meio amargo em lascas 

1 colher de sopa de óleo de coco

 

Modo de fazer 

Esquente um pouco de água em uma panela e quando ela tiver fervendo, coloque uma vasilha refratária na boca da panela (ela não pode encostar na água, tá? O ideal é que fique encaixada mesmo) com aproximadamente 450g do chocolate e o óleo de coco. Tampe a vasilha e aguarde poucos minutos para começar a derreter o chocolate. Fique sempre atenta para ele não passar do ponto do calor e queimar, aí desanda tudo. Quando começar a derreter, pode desligar a panela, tampar de novo, esperar uns minutos e depois mexer que ele provavelmente estará bom. Aí adicione o resto das lascas de chocolate para temperar o chocolate derretido e facilitar na hora de fazer o ovo. Então, coloque o chocolate nas forminhas de ovo e leve à geladeira. Depois que essa camada estiver dura, repita o processo pro ovo ficar espesso. Se você for fã de granulado, pode jogar por cima dessa camada que fica bem delicinha, mas é opcional. Leve à geladeira e pode ir pro próximo passo. 

 

Ingredientes ganache 

200 ml de leite de coco

250 g de chocolate meio amargo em lascas 

Modo de fazer 

Esquente o leite de coco em uma panela até ele ficar muito quente, mas não deixe ferver. Quando começar a borbulhar, desligue e jogue o chocolate, tampe a panela e aguarde cinco minutos. Retire a tampa e mexa até o chocolate se incorporar completamente ao leite de coco. Aí é só levar à geladeira e deixar lá por pelo menos 2 horas ou até ficar mais durinho. 

Ingredientes para montar o ovo

Doce de leite vegano

Ganache vegana

Morangos picados em rodelas

Granulado (opcional) 

Modo de fazer

Agora chegamos à parte mais fácil e mais divertida do ovo. Montar! Pra montar eu coloquei o doce de leite em uma das metades do ovo, coloquei os morangos picados e joguei granulado. Depois fechei tudo com a ganache, enfeitei com um morango e joguei fios de chocolate derretido por cima pra enfeitar. Eu fiz assim, mas a montagem é bem livre. O morango traz uma refrescância  pra receita e combina muito com os outros sabores, o granulado também funciona muito bem.

Se você quiser dar uma crocância pode colocar pedacinhos de biscoito, amendoim, paçoca triturada, amêndoas, mas eu esse ano não quis fazer nada que combinasse nuts com chocolate porque todos os ovos que já fiz tinham essa combinação e eu tô um pouquinho cansada dela, além de particularmente eu achar um pouquinho forte. Preferi ir pras frutas, que é também a mistura com chocolate que eu mais gosto. 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Search By Tags
Recent Posts

October 17, 2018

Please reload

APPETIZING
ADVENTURES
-
COOKBOOK