© 2023 by APPETIZING ADVENTURES. Proudly created with Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Golden Milk e como aproveitar melhor as manhãs!

14.04.2018

Sou uma pessoa matutina. Sempre amei acordar cedo, sentir aquele ar friozinho e gostoso da manhã, produzir, estudar e fazer esportes nesse horário. Tenho que aproveitar, porque quando passa o almoço fico com muito muito sono, não importa se eu acorde cedo ou tarde (acredite, eu testei!), simplesmente preciso parar e dar uma descansada pra continuar o dia. Isso é sinal claro de que meu corpo funciona melhor pela manhã, o que eu sempre respeitei. 

Acordo e não consigo nem ficar deitada na cama, é abrir o olho, levantar, tomar café, fazer um exercício e produzir. Sei que muita gente tem dificuldade pela manhã e que existem diferentes tipos de organismos e necessidades, mas infelizmente nossa estrutura cultural e social quase não permite que a gente siga nosso próprio ritmo. Temos que acordar cedo e produzir pela manhã e mesmo não tendo o corpo ideal para isso, a vida pede e fazemos um esforço. Como resultado, muita gente tem manhãs estressantes, corridas, sem tempo para ouvir o próprio corpo e acordar de maneira adequada. Pensando nisso, e como uma pessoa matutina, resolvi reunir umas diquinhas pra ter uma manhã ótima, produtiva e sem estresse. 

 

1. Organize-se e planeje tudo na noite anterior

Essa é a melhor dica pra quem tem que acordar cedo e faz toooda a diferença pra ter uma noite de sono bem dormida e uma manhã delícia. Se planejar com antecedência. Quando acabo minhas tarefas do dia e no outro dia pela manhã tenho que fazer algo muito cedo, gosto de organizar minha bolsa pro dia seguinte, olhar as tarefas e atividades que estão marcadas, anotar algo que surgiu de última hora para fazer, já arrumar lanche e colocar na bolsa (se precisar) e pensar no café da manhã do dia seguinte. Também separo minha roupas, sapatos, acessórios e tento visualizar mais ou menos como será o dia seguinte pra ter a ideia bem clara na minha mente. Isso ajuda muito, porque liberamos a nossa mente das atividades que devem ser feitas no próximo dia e ficamos com a cabeça limpa para uma boa noite de sono. Pela manhã o cérebro ainda não está tão ligado, porque está acordando, então quando menos decisões ele tomar, melhor! Fora que isso reduz muito a chance de esquecer algo, ter que voltar ou de ficar procurando alguma coisa minutos antes do seu compromisso. Outra dica valiosíssima é arrumar a cama, lavar as vasilhas do café da manhã, não deixar roupas jogadas, sujeiras. Sei que na pressa da manhã a gente deixa de fazer essas coisas tão rápidas, mas que dão tanta preguiça. Mas acredite, faz muita diferença quando você chega em casa cansada, depois de mais um dia de trabalho. Tente e você vai ver como é bom! 

 

2. Evite a 'soneca'

Os celulares com soneca realmente são muito maravilhosos e evitam que a gente perca a hora, porque sempre tocam de novo. O problema é que eles também fazem com que a gente vá atrasando a hora de acordar e de repente passou quinze minutos, meia hora, um susto! A verdade é que a soneca é a maior enganação: a gente acha que tá descansando mais, mas em dez, quinze minutos seu corpo não fica mais descansado, aquele sono que toda hora é interrompido não vale de nada, estressa seu corpo e você ainda tem que correr depois pra recuperar o tempo perdido. E a soneca acaba virando contra a gente e enrolando nossa manhã. A ideia é colocar no despertador uma música calma, gostosa, que vai aumentando o ritmo e volume aos poucos e ir deixando seu corpo despertar. Esse tempo que você deixa de cochilar, você pode usar fazendo exercícios, preparando e tomando um café da manhã com calma (aliás, próximos tópicos da lista), fazendo uma meditação rápida, tomando um banho, fazendo inúmeras coisas. Pense bem se a soneca vale a pena e teste ficar sem ela por uns dias. 

 

3. Faça um esporte e/ou alongue-se 

Nem todo mundo tem tempo pra fazer um esporte pela manhã, tem gente que tem compromisso às 7 da manhã! Mas se você tiver um tempinho, faça um esporte leve/moderado. Movimentar o corpo pela manhã ajuda a acordar e libera endorfinas pra começar o dia bem, além de retirar tensões e preparar o corpo para o resto do dia. Se você não tem tempo pra exercício e se for possível, pode fazer como eu e acordar meia horinha antes e ir pro seu compromisso a pé. De manhã é fresco e tem pouco sol, o que evita de ficar suando loucamente. Caso isso não seja uma opção, faça um alongamento assim que sair da cama. Faça algumas respirações profundas, estique-se bem, gire a cabeça algumas vezes, segure ela para um lado e para o outro, alongue braços, pulsos, mãos, coluna, tente colocar as mãos nos pés, faça uma torção e alongue as penas, enfim! Monte sua própria rotina de alongamentos, informações e vídeos sobre, não faltam. Não demora nem dez minutos e faz toda a diferença, principalmente se você fica muito tempo sentado! Se der, faça uma meditação de cinco minutos, é muito gostoso.

 

4. Tome um café da manhã com calma 

Um das coisas mais estressantes é comer com pressa. Faz mal, gera tensões, pode causar má digestão e impedir que o corpo absorva os nutrientes necessários para o seu dia. Por isso, tire tempo para tomar seu café com calma, sentado na mesa, preparando os alimentos com amor, sem pressa, pensando em coisas boas e com uma música que você goste. Procure ingerir comidas saudáveis e leves, afinal, é a primeira refeição do dia e o corpo ainda está acordando, portanto, não está preparado ainda para receber grandes quantidades de comidas ou comidas que sejam fortes, condimentadas, industrializadas. Respeite esse tempo do seu corpo e trate seu estômago com carinho! 

 

5. Tome o Golden Milk 

Faz um tempinho que vejo em sites de alimentação vegana e saudável as pessoas fazendo um tal de Golden Milk. É uma bebida linda e que como o próprio nome já diz é dourada! Uma lindeza só. Mas não sou tão adepta de modas alimentares, então não pesquisei nem quis saber mais sobre o tal leite dourado. O que aconteceu é que de uns tempos pra cá eu comecei a me sentir um pouco cansada, gripando muito e coincidentemente foram aparecendo vídeos, informações, textos e até programas de TV falando sobre a cúrcuma. Resolvi comprar a cúrcuma na versão pó, a única que tem na minha cidade, e também coincidentemente me deparei com a receita de Golden Milk e resolvi tentar! 

Golden Milk é uma bebida Ayurvédica, ou seja, ela foi criada pela milenar tradição médica indiana como uma bebida que traz equilíbrio, cura, previne doenças, fortalece, aumenta energia e a imunidade. A cúrcuma sozinha previne câncer, diminui o colesterol, é anti-inflamatório, ajuda com problemas de articulação, ajuda na digestão, melhora a pele, é energética. Um sucesso! E essa bebida é maravilhosa para tomar como a primeira coisa que seu corpo consome pela manhã, porque a absorção é mais intensa e traz muitos nutrientes e energia para o corpo e ainda o fortalece para passar o dia. A receita do Golden Milk é basicamente um leite vegetal, cúrcuma e óleo de coco. Eu honestamente não tenho paciência pra fazer leite vegetal, acho trabalhoso e nunca tomei/gostei de leite, então eu nem sinto falta e não uso substitutos. Só quando tenho que fazer alguma receita específica, aí eu compro o de coco ou de soja, mesmo sabendo que são super industrializados, mas como é só de vez em quando não vejo problemas. Se você faz leite vegetal, pode usar o que você tem costume. Mas como eu não tomo e toda manhã eu gosto de comer uma banana, eu decidi usar o leite de banana. Sempre gosto de comer banana de manhã e acho que o leite de banana é mais natural e ainda me dá os nutrientes da fruta somado à textura do leite, serve muito bem pra mim. A dica é testar e ver o que você gosta. Outro ponto é que eu não uso óleo de coco no meu Golden Milk, não gosto, acho estranho e aqui na minha cidade o óleo de coco é realmente muito caro pra tomar todos os dias. Guardo pra receitas especiais. Novamente, indico que teste porque vai que você ama? Tudo vai de pessoa pra pessoa. Vou passar aqui a receita do meu Golden Milk e você adiciona o óleo de coco ou faz com leite vegetal por sua conta, tá? Então vamos ao passo a passo? 

 

Ingredientes: 

1 banana 

1 copo de água 

1/2 colher de sopa de cúrcuma 

1 pitada de gengibre em pó (é bem pouco mesmo)

1/2 colher de chá de canela 

1 colher de sopa rasa de açúcar mascavo ou demerara 

 

Modo de fazer 

Bata a banana no liquidificador com todos os ingredientes, depois coe e leve ao fogo baixo até começar a levantar fervura. Desligue antes de ferver e consuma ainda morno! Prontinho. 

 

Fácil, né? E tem feito toda a diferença na minha saúde e na minha energia. Me sinto mais animada, bem disposta e depois que comecei a tomar percebi minha digestão bem melhor e mais rápida e o Golden Milk tem sido um ponto essencial para aproveitar ao máximo as minhas manhãs! Lembrando que o sabor é meio forte e diferente. A cúrcuma é exótica e junto com o gengibre e a canela ficam fortes, o que eu amo, mas sei que nem todos são fãs. Experimente e vá criando sua própria receita, ideal para sua manhã e suas necessidades físicas e energéticas e depois me conte o que achou! 

Share on Facebook
Please reload

Search By Tags
Recent Posts

October 17, 2018

Please reload

APPETIZING
ADVENTURES
-
COOKBOOK