© 2023 by APPETIZING ADVENTURES. Proudly created with Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Setembro Amarelo

17.09.2018

É Setembro Amarelo e como psicóloga não poderia deixar de falar no tema. Setembro Amarelo é uma campanha que teve início em 2015 com intuito de informar e prevenir sobre o suicídio.

O suicídio pode ser definido como uma ação feita por um indivíduo, que tem como intenção e finalidade a própria morte. Ou seja, há intenção e consciência do ato. Também são considerados parte do comportamento suicida os pensamentos, falas, planos e tentativas de suicídio.

O suicídio enquanto fenômeno faz parte da história humana e esteve presente em diferentes culturas e momentos históricos. As razões que causam o suicídio são diversas, complexas e perpassam por fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e culturais, variando de indivíduo para indivíduo. 17% dos brasileiros já pensaram sobre suicídio. Destes 5% chegaram a planejar, 3% fazem tentativas e apenas 1% chegam até os pronto-socorros. Ou seja, os casos que chegam a conhecimento público são minoria absoluta. Isso nos mostra também que o comportamento suicida tem difícil detecção. A causa? O tabu e preconceitos em torno do tema, falta de acesso a informação e a tratamentos acessíveis, falta de prevenção e políticas públicas mobilizadoras, só pra começar a lista.

 

Esses dados, além de serem alarmantes, nos levam a uma questão crucial: A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DE UMA SAÚDE MENTAL SAUDÁVEL.

 

O cuidado com a saúde mental, a busca por ajuda profissional e as conversas sobre sofrimentos psíquicos foram por muitas décadas tratados como pouco importante, frescura e até como loucura (“Eu não preciso de psicólogo, não sou louca!” não era frase difícil de ouvir). Hoje, ainda que existam tabus em torno do tema, estamos avançando cada vez mais em prol da promoção e conscientização da saúde mental, mas ainda há um caminho longo a ser percorrido e campanhas como Setembro Amarelo não podem passar em branco. Falar sobre o sofrimento psíquico, vencer tabus e desmistificar crenças equivocadas sobre o tema é de grande importância. Além disso, é essencial a busca por ajuda profissional, mesmo que as pessoas ao seu redor (e até mesmo você!) achem que o problema que você está enfrentando é ‘pequeno’.

 

O suicídio não ocorre de um dia para o outro e não está diretamente relacionado a grandes fatos, mas sim a acúmulos e à falta de atenção e tratamento. Até porque, a maior parte (cerca de 90%) dos suicidas apresentam doenças mentais não tratadas. Uma ferida pequena no corpo, quando não tratada, pode tomar proporções alarmantes e levar a sérias consequências para saúde, não é? O mesmo acontece com o psicológico. Por isso, cuide de você! Procure ajuda sempre que precisar, você não está sozinho e existem centenas de profissionais preparados para te atender de uma maneira adequada. Os dados mostram que os comportamentos suicidas podem ser tratados de maneira eficaz, retirando a pessoa com ideação ou tentativa de suicídio do risco iminente de morte.

 

As formas de tratamento são muitas, existem tratamentos psiquiátricos com a prescrição de medicamentos específicos para cada paciente. A psicoterapia, que é um tratamento psicológico sigiloso feito por um profissional da área treinado, que tem como intuito principal acolher e auxiliar no desenvolvimento de recursos para que a pessoa possa lidar de forma mais saudável com as diversas questões da vida, dificuldades e sofrimentos. Em casos emergenciais há o Centro de Valorização da Vida (CVV), criado para prevenção ao suicídio. Nele, voluntários fazem atendimentos gratuitos pelo número 188 para pessoas com sofrimento psíquico e funciona 24 horas por dia!

 

Setembro é mês de lembrar que sua vida importa, que seus sentimentos importam, que seu sofrimento importa e que sua saúde mental importa, cuide-se!

 

Fonte: Suicídio: informando para prevenir. Associação Brasileira de Psiquiatria, 2010.

 

Anna Beatriz Ribeiro,

Psicóloga Clínica (CRP 04/52155)

Contato e sessões: (32) 9 8845 1773

 

Share on Facebook
Please reload

Search By Tags
Recent Posts

October 17, 2018

Please reload

APPETIZING
ADVENTURES
-
COOKBOOK